A Geografia é uma área do conhecimento fundamental, pelo fato de gerar as condições necessárias no sentido da “compreensão da realidade espacial”, do lugar onde se vive, bem como das relações entre sociedade e natureza. Neste sentido, a geografia, se constitui como um conhecimento que prioriza leitura do mundo, ou seja, o conhecimento da formação espacial e desenvolvimento espacial. E ainda, pontos conceituais relevantes para a análise do espaço como escala, extensão, localização, sistemas de coordenadas, paisagem. Como disciplina escolar, prioriza a partir das situações geográficas vivenciadas pelas estudantes novas formas de abordagem internacionalizada, principalmente no que se diz respeito a alfabetização geográfica. Logo abaixo segue questões de relevância dessa ciência.
● O contato intencional e orientado com os conhecimentos geográficos é uma oportunidade para compreender o mundo em que se vive. Neste caso, os estudantes precisam ser estimulados a pensar espacialmente, desenvolvendo o raciocínio geográfico.
● A alfabetização cartográfica (ler e interpretar o espaço próximo ou distante através de símbolos que se relacionam entre si) cria condições para que o estudante leia o espaço vivido e escreva sobre um determinado fenômeno observado.
● O processo de alfabetização cartográfica ocorre de forma gradual, em função da complexidade das relações, dinâmicas e dos fenômenos estudados, da faixa etária do estudante e da necessidade de construção de referenciais espaciais.
● O Currículo Paulista de Geografia do Ensino Fundamental está organizado com base nos princípios e conceitos da Geografia contemporânea (engloba temas que se relacionam diretamente com outras áreas do conhecimento, tais como História, Economia, Política Internacional, entre outras).
● O foco do ensino de Geografia hoje está no estudo do espaço geográfico, conceito que pode ser entendido como produto das relações sociais, econômicas, políticas, culturais, simbólicas e ambientais que nele se estabelecem. Nessa perspectiva, as relações definidas entre os elementos naturais e os construídos pela atividade humana, são regulados pelo “tempo da natureza” (processos bioquímicos e físicos, responsáveis pela produção e interação dos objetos naturais) e pelo “tempo histórico” (marcas acumuladas pela atividade humana como produtora de artefatos sociais).
● É importante ressaltar que constam do organizador curricular as habilidades para cada ano do Ensino Fundamental e que cabe ao professor recorrer aos diferentes materiais de apoio e tipos de recursos pedagógicos, para ampliar as possibilidades de trabalho de acordo com as especificidades do componente e da área de conhecimento e para garantir a interdisciplinaridade, a integração com habilidades de outras áreas e a articulação com as competências gerais da BNCC.
● As diferentes fontes permitem diversificar os meios de informação e enriquecem o tratamento didático dos diversos temas.
● Em uma mesma atividade a ser desenvolvida pelo professor, os alunos podem mobilizar, ao mesmo tempo, diversas habilidades de diferentes unidades temáticas.
● O Currículo Paulista de Geografia apresenta cinco unidades temáticas para o Ensino Fundamental, ao longo dos nove anos: “O sujeito e seu lugar no mundo”, “Conexões e escalas”, “Mundo do trabalho”, “Formas de representação e pensamento espacial” e “Natureza, ambientes e qualidade de vida”.
● As cinco unidades temáticas para o Ensino Fundamental foram organizadas visando a construção progressiva dos conhecimentos geográficos, segundo um processo pautado na investigação e na resolução de problemas, com ênfase na aprendizagem dos conceitos e princípios geográficos a partir de diferentes linguagens.
● É fundamental uma atenção cuidadosa na transição do 5º ano (Anos Iniciais) para o 6º ano (Anos Finais) e na transição do 9º ano (Anos Finais) para a 1ª série (Ensino Médio), no que se refere à progressão das habilidades e à complexidade dos conceitos e conteúdos trabalhados na Geografia.
BNCC-Competências de Geografia Currículo Paulista - Competências de Geografia
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Referências:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2019. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> . Acesso em: 28 jan. 2020.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. Disponível em: <http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2020.
Cite este trabalho
SANTOS JUNIOR, Ademir B. dos. Componente curricular: geografia. Blogger, 2020. Disponível em:&https://profademirjunior.blogspot.com/2020/02/componente-curricular-geografia.html>. Acesso em:
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. Disponível em:
Cite este trabalho
SANTOS JUNIOR, Ademir B. dos. Componente curricular: geografia. Blogger, 2020. Disponível em:&https://profademirjunior.blogspot.com/2020/02/componente-curricular-geografia.html>. Acesso em: