sexta-feira, 2 de agosto de 2019

TÉCNICAS DE RESUMO E FICHAMENTO


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COMO FAZER FICHAMENTO
Duração: 14:04 
Usuário: n/a -  Adicionado: 02/03/16
 
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COMO FAZER UM RESUMO/RESENHA DE UM LIVRO - Mini Curso [18 DE 365 ]
Duração: 14:37 
Usuário: n/a -  Adicionado: 14/03/18



Técnicas de estudo: RESUMO

Qual a diferença entre RESUMO e RESENHA?
Resumo é a condensação das principais ideias ou tópicos do texto. Já a resenha aparece após a condensação, onde o estudante observa e passa a opinar sobre o texto, o que chamamos de resenha crítica.
Resumir uma escrita significa, criar um nova escrita, mais sucinta que a primeira e utilizando apenas as informações importantes. Não falamos aí de análise crítica e nem de comentários, muito menos de cópia das partes. Resumir é fazer um esquema das partes centrais do texto.
1.    Por que fazermos o RESUMO?
Para concentrarmos os conteúdos, o que é uma estratégia fundamental para os estudos:
·       Facilita uma melhor compreensão e assimilação do texto;
·       Permite treinar a capacidade de síntese.

2.    Quais as características centrais do resumo?
·       Fidelidade e rigor: ser fiel às ideias do texto;
·       Seletividade: escolher as ideias principais;
·       Clareza das idéias: não ser impreciso, o texto precisa ser coeso;
·       Repetição: repetir os elementos sem pular as partes;
·       Não contradição: não contradizer o que diz o autor;
·       Originalidade e criatividade: traduzir os conteúdos em uma linguagem original.

3.    Quais os cinco (5) passos para se fazer um resumo?
·       Leitura averiguativa e atenta:
- Compreender o texto;
- O que diz o texto e o que defende;
- Quantas partes têm o texto;
- Do que se trata cada parte do texto;
- Qual a opinião do autor sobre o texto.

·       Fazer uma leitura mais aprofundada do texto:
- sublinhar e destacar as ideias principais;
- sublinhar e destacar as palavras que ligam um argumento ao outro, palavras conectivas.

·       Fazer um resumo de cada parágrafo:
- Não pular as ideias do autor.

·       Praticar o entendimento do texto em voz alta:
- Ver se seu resumo forma um todo e se tem coerência.

·       Fazer o escrito propriamente dito:
- Não comentar as idéias do autor. Deve-se usar:
Segundo o autor...
O autor afirma que...

-Sempre colocar as frases do autor entre aspas (“ ...”).



Técnicas de estudo: FICHAMENTO

O que é um fichamento?
Para que serve um fichamento?
Como se faz um fichamento?

O fichamento é uma técnica individual de estudo, onde se faz a leitura dos mais variados tipos (livros, artigos etc), ou também, materiais de aulas, organizando as ideias e informações dos mesmos em forma de fichas, blocos de anotações e ou ferramenta informatizada (Word). Tem este nome por estruturar partes de obras, de forma organizativa. Tem essa denominação por anteriormente, serem usadas que eram guardadas em fichários (caixas).

O Fichamento serve primordialmente para identificar diferentes obras, conhecer e apontar o conteúdo, fazer citações, analisar diferentes materiais e elaborar críticas para depois possibilitar o embasamento às novas produções de textos acadêmicos ou não. Existem diversos tipos de fichamentos e o estudante pode montar e elaborar seus próprios itens para preenchê-lo.

Principais tipos de fichamento:
·       Fichamento Bibliográfico: É a descrição, com comentários dos tópicos abordados em uma obra;
·       Conteúdo ou temático: É uma síntese das principais ideias contidas nas obras (interpretação do conteúdo estudado);
·       Citações: Transcrição textual (reprodução fiel de frases a serem usadas nas produções acadêmicas);
·       Opinião: Comentários ou analíticos.

Como fazer o fichamento:
*Ter o primeiro contato com a obra: Leitura dinâmica (correr os olhos sobre a obra e fazer a identificação geral do que é tratado nela).
*Destacar o que é importante no texto: grifar, destacar, anotar suas idéias, entre outros. Nos textos em pdf, usar ferramentas que possibilite os destaques, grifos, lembretes, anotações e afins.
*Colocar e ou escrever as informações importantes: citações diretas ou parafrasear (escrever com suas palavras o que os autores dizem).