sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

ESTRUTURA DE PARÁGRAFO EM TCC


Para que um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) seja bem elaborado é importante observar a estrutura de cada parágrafo. O pesquisador precisa ter consciência que a escrita acadêmica, além da norma culta da língua, também deve ser observada quanto aos aspectos metodológicos.

Então, o parágrafo deve ter início, sustentação e conclusão. Quando não ocorre a conclusão, no parágrafo subsequente deve-se sempre complementar o anterior, como um todo. Geralmente, um parágrafo pode conter entre cinco (5) a dez (10) linhas, todavia não há uma regra geral para determinar a sua extensão. O que se espera é que o pesquisador tenha bom-senso na elaboração.

A cada parágrafo o pesquisador deve inserir os conteúdos seguindo procedimentos metodológicos (sustentando, argumentando e concluindo). É relevante ressaltar que à cada parágrafo novo é importante complementar o anterior, por sua totalidade. A prática da escrita, deve ser desenvolvida, por isso, a leitura contribui muito. A partir, da leitura as ideias e amarrações serão sequenciais.

Em cada parágrafo deve haver sustentação do que se está argumentando, ou seja, a escrita precisa estar apoiada em uma literatura onde autores já espreitaram sobre o assunto. É inconcebível na produção textual, o uso coloquial de achismos, bem como ser desenvolvido na primeira pessoa do singular (EU) ou na primeira pessoa do plural (NÓS).

No caso de se utilizar a primeira pessoa do singular (eu acredito que) ou na primeira do plural (nós pensamos que) indica a pessoalidade no texto. No caso (nós pensamos) considerando que o trabalho é de exclusividade do pesquisador, não cabe a primeira pessoa do plural – nós quem?

De acordo com Nunes (2003), a comunicação científica deve ter um caráter formal. O adequado é utilizar expressões impessoais como por exemplo: (conclui-se que – percebe-se na leitura do texto – é válido supor – conforme visto no item anterior).

Cabe ressaltar que a escrita é elaborada para que outros leiam, por isso, o pesquisador precisa se fazer entendido. Como mencionam os autores Prodanov e Freitas (2013) é muito importante observar alguns outros atributos que conferem qualidade ao texto, tais como: possuir autonomia autoral com criticidade e posicionamento, ter precisão na utilização de termos e expressões, utilizar linguagem fluída, informativa sem redundâncias e repetições viciosas, primar pela adequação linguística, evitar rebuscamentos que obscurecem o sentido e que podem causar ambiguidades e incompreensões de sentidos.

Enfim, a cada parágrafo elaborado e desenvolvido, a ideia central é defender a tese com evidências e argumentos claros e sólidos.

Referência:

NUNES, Luis Antonio Rizzatto. Manual da monografia: como se faz uma monografia. São Paulo: Saraiva, 2003.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Nova Hamburgo/RS: Universidade FEEVALE, 2013.

Cite este trabalho
SANTOS JUNIOR, Ademir B. dos. Estrutura de parágrafo em tcc. Blogger, 2019. Disponível em: &https://profademirjunior.blogspot.com/2020/02/estrutura-de-paragrafo-em-tcc.html
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