segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

A DESIGUALDADE SOCIAL NAS PAISAGENS URBANAS

A DESIGUALDADE SOCIAL GERA PAISAGENS DIFERENTES
Analisando essas imagens é possível notar que a cidade é dividida também por fatores de renda dos seus trabalhadores, e por isso, as desigualdades se concretizam no contexto da configuração urbana.
Essas disparidades socioeconômicas entre as classes sociais acabam resultando numa ampla diferença nas moradias, nos serviços públicos e na qualidade de vida.
                    Favela de Paraisópolis e Morumbi, São Paulo.

Boa parte da população, que é de baixa renda depende efetivamente da qualidade dos serviços públicos para alcançar melhor qualidade de vida, tanto na área da educação, como na saúde, transporte coletivo, além de outros.

Enfim, em decorrência dos baixos salários de boa parte da população, os lugares onde moram as pessoas são muitos diferentes entre si.

FRONTEIRAS BRASILEIRAS

FRONTEIRAS BRASILEIRAS
O Brasil é o maior país da América do Sul, com um território que se estende por cerca de 47% da porção centro-oriental do continente sul-americano. Banhado a leste pelo oceano Atlântico, o Brasil possui 23.102 km de fronteiras, sendo 15.735 km terrestres e 7.367 km marítimas.

A fronteira terrestre representa cerca de 68% de toda a extensão dos limites territoriais brasileiros, colocando o Brasil em contato com dez outras nações sul-americanas. Com exceção do Chile e do Equador, todos os países da América do Sul fazem fronteira com o Brasil:


 Ao norte: SurinameGuianaVenezuela e um território pertencente à França, a Guiana Francesa. A noroeste: Colômbia. A oeste: Peru e Bolívia. A sudoeste: Paraguai e Argentina.   Ao sul: Uruguai.

Os mais de 15.000 km de fronteiras continentais abrangem terras de três grandes regiões brasileiras, sendo a maior delas a Região Norte, que corresponde a cerca de dois terços de toda essa extensão. Os estados que mais se destacam são o Amazonas e o Acre.
A segunda região em destaque é a Região Sul, com uma extensão fronteiriça de quase 2.500 km no continente, tendo como estado que mais se destaca o Rio Grande do Sul. A terceira é a Região Centro-Oeste, sendo o estado de maior extensão fronteiriça o Mato Grosso do Sul.