segunda-feira, 14 de setembro de 2020

TÉCNICAS DE ESTUDOS


Olá! você acessou está página/conteúdo para se apropriar de algumas dicas a fim de melhorar seu desempenho como estudante. Lembre-se que: se aprende hoje, um pouco amanhã e consecutivamente está sempre aprendendo

Criar objetos definidos para o estudante se apropriar do seu próprio estudo:

O estudante pode escrever seu objetivo em uma folha e colar em um mural ou em um lugar onde veja com facilidade, assim estará sempre lembrando o porquê você está se dedicando aos estudos.

Ensinar o estudante a descobrir o horário do dia em que é mais produtivo:

A melhor maneira de descobrir seu horário mais produtivo é estudando em diversos horários para verificar o horário de maior concentração. No caso fazer anotações em vários horários e perceber qual horário os estudos renderam mais. Fazendo isso você conseguirá determinar seu melhor horário para aprender.

Manter uma rotina de leitura constantemente:

A linguagem é uma ferramenta tão maravilhosa com muitas palavras que podemos usar para nos expressar. O estudante quanto mais lê, mais seu vocabulário melhora, e quanto mais o seu vocabulário melhorar, tanto se expressará melhor bem como escreverá.

Realizar leituras comparativas com outros conteúdos do mesmo assunto:

A leitura comparativa é a fase mais nobre e criativa. A leitura comparativa consiste em confrontar o que está no livro com o mundo intelectual que lida com assuntos iguais ou parecidos. Amplia o repertório do estudante.

Assistir videoaulas e outras do mesmo tema no youtube, desenhos ou programas de TV e até mesmo música:

Os vários tipos de mídias/formatos e conteúdos permitem estabelecer relações com determinados objetos de aprendizagem. Relacionar, associar trazem um ganho expressivo na forma que se vê o mundo e a própria aprendizagem.

Produzir pequenos resumos de tudo que leu e assistiu:

Resumo é a condensação das principais ideias ou tópicos do texto. Facilita uma melhor compreensão e assimilação do texto e permite treinar a capacidade de síntese.

Revisar resumos:

Quanto mais escrever, mais fácil se tornará seu aprendizado, além disso a escrita irá te ajudar a organizar o raciocínio, desenvolve a criatividade e a expressão pessoal. Ambas ajudam no raciocínio cognitivo.

Produzir resumos por meio de podcast ou produzir um vídeo pessoal explicativo a própria aprendizagem:

Por meio de um texto/roteiro o estudante exercita o que aprendeu e deixa sua opinião sobre o assunto. Também contribui na entonação da voz, dicção – pontos fundamentais de uma boa leitura.

Elaborar uma apresentação pessoal em slides/ppt com intuito de verificar o domínio e apropriação da aprendizagem:

O estudante toma consciência sobre a sequência didática do seu próprio aprendizado e de como como está aprendendo. Também funciona como uma autoavaliação ao refletir sobre si mesmo.

Montar grupos colaborativos de estudo mediados por tecnologia:

Grupos de amigos e colegas que estão estudando o mesmo objeto de estudo podem aproveitar para um ajudar o outro a aprender.



Ademir Junior: Mestre em Psicologia Educacional/Pesquisador em Educação.