Em 1947, quando boa parte do Velho Mundo ainda estava em escombros, o presidente americano Harry Truman lançou um programa de reconstrução econômica para ajudar 17 países europeus. Concebida pelo secretário de Estado George Marshall, a medida foi na verdade uma estratégia para impedir que o desemprego, a pobreza, a fome e o deslocamento constante das populações refugiadas reforçassem o apelo dos partidos comunistas, principalmente em nações como a França, a Alemanha e a Itália.
Durante o prazo em que vigorou, de 1948 a 1951, o Plano Marshall disponibilizou 13 bilhões de dólares para a retomada da produção industrial e agrícola, a garantia da estabilidade financeira e a expansão do comércio no coração da Europa. A economia dos países atendidos cresceu de 15% a 25% no período. Foram modernizadas as indústrias química, de engenharia e aço. Houve um esforço semelhante para reconstruir o Japão, arrasado pelas bombas atômicas em 1945.
Em 1949, os Estados Unidos lançaram o Programa Ponto Quatro, expandindo o Plano Marshall para outros países em desenvolvimento ao redor do mundo. O Brasil foi um dos beneficiados.
FONTE: http://revistaescola.abril.com.br