terça-feira, 13 de setembro de 2016

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

O que são sequências didáticas?
As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação.
As sequências didáticas são usadas em todas as disciplinas?
Sim. Podem e devem ser usadas em qualquer disciplina ou conteúdo, pois auxiliam o professor a organizar o trabalho na sala de aula de forma gradual, partindo de níveis de conhecimento que os alunos já dominam para chegar aos níveis que eles precisam dominar. Aliás, o professor certamente já faz isso, talvez sem dar esse nome.
O que é preciso para realizar sequências didáticas para os diferentes gêneros/linguagens?
É preciso ter alguns conhecimentos sobre o gênero/linguagem que se quer ensinar e conhecer bem o grau de aprendizagem que os alunos já têm desse gênero/linguagem. Isso é necessário para que a sequência didática seja organizada de tal maneira que não fique nem muito fácil, o que desestimulará os alunos porque não encontrarão desafios, nem muito difícil, o que poderá desestimulá-los a iniciar o trabalho e envolver-se com as atividades. Outra necessidade desse tipo de trabalho é a realização de atividades em duplas e grupos, para que os alunos possam trocar conhecimentos e auxiliar uns aos outros.
Para organizar o trabalho SITUAÇÂO DE APRENDIZAGEM segue uma proposta pensando uma sequência didática:
1.    Apresentação da proposta/tema.
2.    Partir do conhecimento prévio dos alunos.
3.    Contato inicial com o gênero (linguagem específica da disciplina/ciência) em estudo
4.    Produção do texto inicial.
5.    Ampliação do repertório sobre o gênero em estudo, por meio de leituras e análise de textos do gênero (linguagem específica da disciplina/ciência).
6.    Organização e sistematização do conhecimento sobre os elementos próprios da composição do gênero e de características da linguagem a ser utilizada.
7.    Produção coletiva.
8.    Produção individual.

9.    Revisão e reescrita.