A interdisciplinaridade começou a ser abordada no Brasil a
partir da Lei de Diretrizes e
Bases Nº
5.692/71. Desde então, sua presença no cenário educacional brasileiro tem se
tornado mais presente e, recentemente, mais ainda, com a nova LDB Nº 9.394/96 e
com os Parâmetros. Além da sua grande influência na legislação e nas propostas
curriculares, a interdisciplinaridade tornou-se cada vez mais presente no
discurso e na prática de professores.
A utilização
da interdisciplinaridade como forma de desenvolver um trabalho de integração
dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento é uma das
propostas apresentadas pelos PCN`s que contribui para o aprendizado do aluno. Apesar disso, estudos
têm revelado que a interdisciplinaridade ainda é pouco conhecida.
É possível a
interação entre disciplinas aparentemente distintas. Esta interação é uma
maneira complementar ou suplementar que possibilita a formulação de um saber
crítico-reflexivo, saber esse que deve ser valorizado cada vez no processo de
ensino-aprendizado. É através dessa perspectiva que ela surge como uma forma de
superar a fragmentação entre as disciplinas. Proporcionando um diálogo entre
estas, relacionando-as entre si para a compreensão da realidade. A
interdisciplinaridade busca relacionar as disciplinas no momento de enfrentar
temas de estudo.
Segundo Libâneo (1994), o processo de ensino se caracteriza pela
combinação de atividades do professor e dos alunos, ou seja, o professor dirige
o estudo das matérias e assim, os alunos atingem progressivamente o
desenvolvimento de suas capacidades mentais. É importante ressaltar que o
direcionamento do processo de ensino necessita do conhecimento dos princípios e
diretrizes, métodos, procedimentos e outras formas organizativas.
Ela implica na
articulação de ações disciplinarares que buscam um interesse em comum. Dessa forma,
a interdisciplinaridade só será eficaz se for uma maneira eficiente de se
atingir metas educacionais previamente estabelecidas e compartilhadas pelos
atores da unidade escolar.
A
interdisciplinaridade oferece uma nova postura diante do conhecimento, uma
mudança de atitude em busca do contexto do conhecimento, em busca do ser como
pessoa integral. A interdisciplinaridade visa garantir a construção de um
conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas.
Trabalhar
nessa perspectiva exige uma postura do professor, pois é necessário que ele
assuma uma atitude endógena. É através do ensino interdisciplinar, dentro do
aspecto histórico-crítico, que os professores possibilitarão aos seus alunos
uma aprendizagem eficaz na compreensão da realidade em sua complexidade.