quarta-feira, 15 de agosto de 2018

PODCASTS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

Podcasts como ferramenta de aprendizagem


Podcasting é um meio de publicação de arquivos de mídia digital. Nestes arquivos, as pessoas simplesmente falam e expõem suas opiniões sobre os mais diversos assuntos, como política ou detalhes de um filme, ou ainda, pensando em educação, os alunos podem criar e publicar quantos podcasts quiserem, sobre os mais variados assuntos ou mesmo produções cotidianas.


Em outras palavras, no podcast ao invés de escrever as pessoas falam. Do ponto de vista histórico, com o advento da internet 2.0, a interatividade tornou-se a palavra chave. Se as mídias formais são restritas e impossibilitam a participação do ouvinte-telespectador; os podcast são construídos com interatividade pura.

Dentre nas várias vantagens dos podcasts ressalto a mobilidade. Além de ser um produto relativamente barato de produzir, pode ser feito pelo computador, celular ou gravador de voz.


Se você quer desenvolver uma aprendizagem diferente onde o aluno de fato se torne o protagonista de uma atividade que aprendeu, siga as dicas para solicitá-la por meio de um podcasts. Também se trata de ajudar os estudantes a se sentirem mais conectados com um tempo ou espaço.

Na educação o podcaster pode ser muito útil e simples, por exemplo, após um determinado conteúdo abordado em sala de aula, o professor solicita aos alunos que elaborem um podcast da seguinte forma:

Elabore um texto/roteiro (o texto deve ser aberto onde o aluno exercita o que aprendeu e deixa sua opinião sobre o assunto). Posteriormente, utilizando um celular e fone o aluno grava explicando o conteúdo com uma apresentação introdutória, desenvolvimento do conteúdo e uma finalização da apresentação.

Algumas habilidades que o aluno pode desenvolver:


  • Buscar informações;
  • Elaborar e desenvolver textos de conteúdo e opinião;
  • Aprimorar a leitura de textos;
  • Estimular a reflexão;
  • Protagonismo construtivo;
  • Entonação da voz (narração ou dramatização);


Além dessas habilidades abordadas, permite ao professor criar playlists personalizadas para cada turma, onde o aluno assine algo pensado por ele. Cabe ressaltar que o professor precisa validar o conteúdo. O grande diferencial num mundo em que qualquer um pode produzir e disponibilizar informação, está na credibilidade deste conteúdo.

Na sociedade contemporânea, o professor não deve competir com o universo multimídia de seus alunos, muito pelo contrário, deve utilizar isto em favor do processo de ensino-aprendizagem.

O atual momento onde os alunos já possuem um uso tão natural com smartfones, gravadores de voz ou tocadores de mp3, permite ao professor se apropriar deste hardware de forma mais inteligente.

Cite este trabalho
SANTOS JUNIOR, Ademir B. dos. Podcasts como ferramenta de aprendizagem. Blogger, 2019. Disponível em: &https://profademirjunior.blogspot.com/2018/08/podcasts-como-ferramenta-de-aprendizagem.html>. Acesso em: