O
Ensino Acadêmico a Distância (EAD) vem crescendo no Brasil conforme os dados da
ABED (Associação Brasileira de Ensino a Distância), basta um simples olhar
voltado às propagandas na TV, outdoors, panfletos, transportes (metrô, trem,
ônibus), internet, dentre outros.
Todavia, ser aluno de um determinado curso, na
modalidade à distância (EAD) requer do mesmo, aquisição de algumas habilidades.
Vamos entender e compreender um pouco?
Com
o advento da internet, tão logo seguido da sua massificação (aquisição de aparatos tecnológicos), muitas mudanças
ocorreram nos segmentos do mercado capitalista, dentre os quais a educação, que
possui a prerrogativa de formar pessoas tanto para o exercício da cidadania
como o acesso ao mercado do trabalho passou por algumas transformações no seu formato, principalmente no Ensino Superior.
Na
atual conjectura brasileira, muitas Instituições de Ensino Superior ofertam
cursos no formato EAD. Neste caso, criam uma percepção de mudança na qual se destaca o uso em potencial relacionado a Tecnologia da Informação e Comunicação
(TIC).
Imediatamente,
este formato exige também do estudante algumas habilidades, não apenas
relacionado ao uso de softwares em plataformas de aprendizagem, isto é,
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Portanto, o EAD exige do estudante
autonomia, compromisso e disciplina em relação ao tempo que deve disponibilizar
nos estudos e realização das atividades.
Um dos maiores erros de estudantes da modalidade EAD é tentar estudar com o tempo que sobra sem nenhum planejamento. As consequências são as perdas de prazos nas postagens de trabalhos, na realização de atividades da plataforma e principalmente no esquecimento da leitura diária dos avisos publicados.
Um dos maiores erros de estudantes da modalidade EAD é tentar estudar com o tempo que sobra sem nenhum planejamento. As consequências são as perdas de prazos nas postagens de trabalhos, na realização de atividades da plataforma e principalmente no esquecimento da leitura diária dos avisos publicados.
Outro
fator importante, como por exemplo, é a capacidade de organização, pois o
estudante deve planejar sua rotina e automotivação no que se diz respeito a
assistir aulas e interagir nas atividades síncronas e assíncronas (chats e
fóruns), bem como, fazer as leituras dos textos propostos pelas disciplinas, as
atividades de sistematização e as leituras complementares indicadas em cada
volume estudado. Com esses recursos, se preparar para as avaliações que deverão
ser feitas nos pólos de sua escolha.
Além
desta rotina, é válido destacar que a interatividade também ocorre mesmo neste
formato à distância, no qual os alunos interagem com os outros na realização
dos trabalhos em grupos e também a interatividade com os tutores das disciplinas,
que possibilitarão uma maior segurança do aluno em relação à ferramenta e
ainda, dúvidas e ou esclarecimentos sobre os conteúdos estudados.
O
uso das tecnologias em ambientes de aprendizagem cria as condições necessárias
para o desenvolvimento de uma fluência tecnológica na medida em que faz o uso.
Desta
forma, o aluno consegue reúne as condições para realizar o curso de sua escolha, com o
tempo devido à sua rotina de vida. Por mais facilidades, pode ter acesso
através de computadores, tablet e também celulares. Enfim, a capacidade de se
comunicar com um tutor possibilita a interação e aprimoramento em novas formas
de se expressar.
Ademir Junior: Pesquisador/Mestrando em Psicologia Educacional/Professor Conteudista/Especialista em Educação.