domingo, 18 de fevereiro de 2018

MODELO DE PLANEJAMENTO - DISCIPLINA DE GEOGRAFIA



PLANEJAMENTO do 1º SEMESTRE – 2018
DISCIPLINA: GEOGRAFIA                       Série/ano: 7A,B,C,D                            PROFESSOR: ADEMIR
Conteúdos abordados contemplados no Currículo.
  Habilidades
Estratégias Utilizadas/Materiais
Avaliação/como e quando?
Duração (tempo aproximado)

Situação de Aprendizagem 1 Fronteiras da República Federativa do Brasil.

Situação de Aprendizagem 2 Fronteiras permeável.

Situação de Aprendizagem 3 Estudo da formação territorial do Brasil por meio de meio de mapas.

Situação de Aprendizagem 4 Estudo da formação territorial do Brasil por meio da literatura: o contexto cultural.

Situação de Aprendizagem 5 Agrupamento regional das unidades federativas.

Situação de Aprendizagem 6 Regionalização no tempo e no espaço.

Situação de Aprendizagem 7 Outras formas de regionalização.

Situação de Aprendizagem 8 visão Regional.



1-Reconhecer informações geográficas em mapas de diferentes escalas; transpor essas informações de uma escala para outra; aplicar o conceito de território em diferentes situações.

2-Aplicar conhecimentos geográficos na explicação de acontecimentos do dia a dia; ler e interpretar diagramas e mapas.

3-Explicar a formação territorial do Brasil a partir da análise de um conjunto de dados cartográficos; leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.

4- transpor conhecimentos geográficos entre diferentes formas de linguagem.

5- extrair e analisar informações a partir de mapas e tabelas; elaborar e interpretar mapas temáticos.

6- contextualizar as diferentes propostas de regionalização do Brasil, inferindo e julgando pontos de vista de interesse geográfico.

7- analisar as transformações provocadas pelos sistemas técnicos e informacionais no processo de regionalização do país, interpretando informações extraídas de mapas.

8- problematizar o arranjo territorial do Brasil, compreendendo contextos regionais representados em diferentes linguagens.

1-Apresentação de vídeo; aulas dialogadas; discussão em grupo; vídeo; mapas; roteiro de questões.

2-Leitura e interpretação de mapas e esquemas; aulas dialogadas; exercícios.

3-Explicar a formação territorial do Brasil a partir da análise de um conjunto de dados cartográficos; leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.

4- Leitura, interpretação e comparação de mapas; leitura, interpretação e comparação de trechos da literatura regionalista; aulas dialogadas; redação de narrativas. Mapas; trechos de obras romanescas gaúchas.

5- elaboração e interpretação de mapas temáticos de indicadores sociais das unidades federadas; aulas dialogadas; leitura, interpretação e comparação entre diferentes formas de representação cartográfica.

6- comparação de mapas temáticos com divisão regional de diferentes épocas; aulas dialogadas; leitura, interpretação e comparação entre diferentes formas de representação cartográfica.

7- análise de mapas temáticos de regionalização; aulas dialogadas; redação de narrativas.

8- observação e análise de vídeo; aulas dialogadas; aplicação de conhecimentos anteriores na interpretação.


1-Respostas dos exercícios; participação geral nas discussões. (Ao término da situação de aprendizagem).

2-Observação de mapas; textos solicitados (carta dos viajantes; texto-síntese da formação do território brasileiro); participação geral nas discussões. (Ao término da situação de aprendizagem).

3-Leitura interpretação e comparação de mapas; leitura, interpretação e comparação de trechos da literatura regionalista; aulas dialogadas; redação de narrativas. (Ao término da situação de aprendizagem).

4-Observação de mapas; textos solicitados; participação geral nas discussões das etapas. (Ao término da situação de aprendizagem).

5-Observação de mapas; levantamento de dados na internet; participação geral nas discussões das etapas. (Ao término da situação de aprendizagem).

6-Observação de mapas; elaboração de textos solicitados; participação geral nas discussões das etapas. (Ao término da situação de aprendizagem).

7-Vídeo; música. (Ao término da situação de aprendizagem).

8-Redação de textos solicitados; participação geral nas discussões das etapas. (Ao término da situação de aprendizagem).

9-Projetos.

10-Autoavaliação

11-Recuperação

1. Duração de 6 aulas.

2. Duração de 6 aulas.

3. Duração de 6 aulas.

5. Duração de 6 aulas.

5. Duração de 6 aulas.

6. Duração de 6 aulas.

7. Duração de 6 aulas.

8. Duração de 6 aulas.

9. Duração de 15 aulas.

10. Duração de 2 aulas.

11. Duração de 15 aulas.

TOTAL DE 80 AULAS





PLANEJAMENTO do 2º SEMESTRE – 2018
DISCIPLINA: GEOGRAFIA                       Série/ano: 7A,B,C,D                            PROFESSOR: ADEMIR
Conteúdos abordados contemplados no Currículo.
  Habilidades
Estratégias Utilizadas/Materiais
Avaliação/como e quando?
Duração (tempo aproximado)

Situação de Aprendizagem 1 - As grandes paisagens naturais brasileiras.
Situação de Aprendizagem 2 – As florestas brasileiras.
Situação de Aprendizagem 3 – Os cerrados do Brasil Central.
Situação de Aprendizagem 4 – O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza.
Situação de Aprendizagem 5 – O Brasil dos migrantes.
Situação de Aprendizagem 6 – As diferenciações no território.
Situação de Aprendizagem 7 – A distribuição da atividade industrial no Brasil.
Situação de Aprendizagem 8 – Perspectivas do espaço agrário brasileiro.

1 - Comparar diferentes formas de representar as paisagens naturais; identificar as principais características dessas paisagens.

2 - Reconhecer os vetores de degradação do patrimônio ambiental brasileiro, em especial dos ecossistemas florestados.

3 - Reconhecer os vetores de degradação do patrimônio ambiental brasileiro, em especial dos cerrados; comparar propostas de soluções para problemas de natureza socioambiental, respeitando valores humanos e a diversidade sociocultural; perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente.

4 - Identificar os processos de formação das instituições sociais e políticas que regulamentam a sociedade e o espaço geográfico brasileiro.

5 - Estabelecer relações entre diferentes informações geográficas expressas em diversas linguagens; descrever aspectos da população brasileira utilizando informações extraídas de mapas; explicar a mobilidade populacional a partir de sua própria experiência de vida.

6 - Construir e interpretar mapas e modelos; comparar informações geográficas expressas em diferentes linguagens.

7 - Explicar a diferencialidade espacial a partir da análise da distribuição territorial da atividade industrial; construir e interpretar cartogramas.

8 - Inferir e julgar opiniões e pontos de vista; aplicar conhecimentos geográficos na compreensão de diferentes atores sociais.

1 - Aulas dialogadas; exercícios de interpretação de mapas; produção de uma exposição de trabalhos realizados em grupo.

2 - Aulas dialogadas; exercícios de interpretação de fotografia, de textos e de mapas; discussão de vídeo.

3 - Aulas dialogadas; exercícios de interpretação de textos, fotografias e mapas.

4 - Aulas dialogadas; leitura de entrevista; exercícios de interpretação de mapas, de tabelas e de fotografias; pesquisa.

5 - Elaboração e interpretação de mapas de percurso; aulas dialogadas; leitura, interpretação e comparação de diferentes formas de representação cartográfica.

6 - Comparação de mapas temáticos; aulas dialogadas; leitura, elaboração e comparação de diferentes formas de representação cartográfica.

7 - Comparação e elaboração de mapas temáticos de indicadores sociais das unidades federadas; aulas dialogadas; trabalho em grupo.

8 - Análise de dados estatísticos e mapas temáticos; aulas dialogadas; aplicação de conhecimentos à interpretação de textos narrativos.
9 - Texto impresso, giz e lousa.


1 - Respostas dos exercícios; participação geral nas discussões. (Ao término da situação de aprendizagem).

2 - Observação de mapas; textos solicitados; texto-síntese; participação geral nas discussões. (Durante e ao término da situação de aprendizagem).

3 - Leitura interpretação e comparação de mapas; leitura, interpretação e comparação de trechos da literatura regionalista; aulas dialogadas. (Durante e ao término da situação de aprendizagem).

4 - Observação de mapas; textos solicitados; participação geral nas discussões das etapas. (Durante e ao término da situação de aprendizagem).

5 - Observação de mapas; levantamento de dados na internet; participação geral nas discussões das etapas. (Durante e ao término da situação de aprendizagem).

6 - Observação de mapas; elaboração de textos solicitados; participação geral nas discussões das etapas. (Durante e ao término da situação de aprendizagem).

7 - Vídeo; música; internet, blog, sites (Durante e ao término da situação de aprendizagem).

8 - Redação de textos solicitados; participação geral nas discussões das etapas. (Durante e ao término da situação de aprendizagem).

9-Projeto (s).

10-Autoavaliação

11-Recuperação

1. Duração de 7 aulas.

2. Duração de 7 aulas.

3. Duração de 7 aulas.

4. Duração de 7 aulas.

5. Duração de 7 aulas.

6. Duração de 7 aulas.

7. Duração de 7 aulas.

8. Duração de 7 aulas.

9. Duração de 10 aulas.

10. Duração de 6 aulas.

11. Duração de 8 aulas.

TOTAL DE 80 AULAS






PLANEJAMENTO do 1º SEMESTRE – 2018
DISCIPLINA: GEOGRAFIA                       Série/ano: 6 A                            PROFESSOR: ADEMIR
Conteúdos abordados contemplados no Currículo.
  Habilidades
Estratégias Utilizadas/Materiais
Avaliação/como e quando?
Duração (tempo aproximado)

Situação de Aprendizagem 1 Leitura de paisagens.

Situação de Aprendizagem 2 Paisagem e memória.

Situação de Aprendizagem 3 As paisagens captadas pelos satélites.

Situação de Aprendizagem 4 As paisagens da Terra.

Situação de Aprendizagem 5 O mundo e suas representações.

Situação de Aprendizagem 6 Orientação relativa: a rosa dos ventos.

Situação de Aprendizagem 7 As coordenadas geográficas.

Situação de Aprendizagem 8 As coordenadas geográficas.

Situação de Aprendizagem 9 A cartografia temática.




1- Construir e aplicar o conceito de paisagem; descrever elementos constitutivos de uma paisagem; relacionar informações que permitam a percepção dos diferentes elementos da paisagem; identificar em imagens diferentes manifestações de objetos produzidos em temporalidades distintas, tanto na escala da história natural quanto na da história humana; a partir da observação de imagens, levantar hipóteses que expliquem as mudanças ocorridas na paisagem.
2- ler e interpretar textos; descrever elementos constitutivos das mudanças e permanências de uma paisagem; produzir conhecimentos por meio de um trabalho de pesquisa e de interpretação dos resultados da pesquisa..
3- Relacionar informações representadas em diferentes formas e conhecimentos disponíveis em situações concretas para construir argumentação consistente; ler e interpretar mapas de imagens noturnas do planeta; relacionar hipóteses que expliquem concentrações observadas nos mapas; comparar regiões com maior e menor concentração de cidades.
4- Comparar paisagens distintas; observar os diferentes usos dos recursos na natureza; identificar as desigualdades sociais impressas nas paisagens; identificar a difusão desigual dos objetos técnicos pela superfície do planeta.
5- Compreender o significado da seletividade na representação cartográfica e a distinção entre os mapas e as imagens de satélites.
6- Conhecer os movimentos do planeta Terra; dominar os pontos cardeais e colaterais; aplicar técnicas de orientação relativa.
7- Compreender o sistema de coordenadas geográficas e sua utilização para determinar a posição absoluta dos lugares; diferenciar latitude e longitude.

8- Dominar a linguagem cartográfica; inferir o título mais adequado para uma representação cartográfica; reconhecer a diferença entre a escala gráfica e a escala numérica; entender o significado da legenda para a representação dos fenômenos geográficos.
9- Reconhecer a diferença entre mapas de base e mapas temáticos; reconhecer técnicas de representação utilizadas na cartografia temática.

1-Apresentação de vídeo; aulas dialogadas; discussão em grupo; vídeo; mapas; roteiro de questões.

2-Leitura e interpretação de mapas e esquemas; aulas dialogadas; exercícios.

3- Relacionar informações, com base em textos e/ ou ilustrações, que permitam a percepção dos diferentes elementos da paisagem.

4- Reconhecer por meio de iconografias, elementos constitutivos das mudanças e permanências de uma paisagem.

5- Identificar hipóteses que expliquem a maior e/ ou menor concentração de luzes observadas em imagens de satélite noturnas.

6- Reconhecer, em diferentes mapas, a seletividade na representação cartográfica.

7- Reconhecer, em textos e/ou mapas, o significado da legenda para a representação dos fenômenos geográficos.

8- Identificar as diferentes técnicas de representação utilizadas na cartografia temática.
9- Inferir o título mais adequado para uma representação cartográfica.
10 – Uso das TICs.

1-Respostas dos exercícios; participação geral nas discussões. (Ao término da situação de aprendizagem).

2- Roteiro de perguntas. (Ao término da situação de aprendizagem).

3- Relatório final dos alunos. (Ao término da situação de aprendizagem).

4-Observação de mapas; textos solicitados; participação geral nas discussões das etapas. (Ao término da situação de aprendizagem).

5-Observação de mapas; levantamento de dados na internet; participação geral nas discussões das etapas. (Ao término da situação de aprendizagem).

6-Observação de mapas; elaboração de textos solicitados; participação geral nas discussões das etapas. (Ao término da situação de aprendizagem).

7-Vídeo; música. (Ao término da situação de aprendizagem).

8-Redação de textos solicitados; participação geral nas discussões das etapas. (Ao término da situação de aprendizagem).

9-Projetos.

10-Autoavaliação

11-Recuperação

1. Duração de 6 aulas.

2. Duração de 6 aulas.

3. Duração de 6 aulas.

5. Duração de 6 aulas.

5. Duração de 6 aulas.

6. Duração de 6 aulas.

7. Duração de 6 aulas.

8. Duração de 6 aulas.

9. Duração de 15 aulas.

10. Duração de 2 aulas.

11. Duração de 15 aulas.

TOTAL DE 80 AULAS