PLANEJAMENTO do 1º SEMESTRE – 2018
DISCIPLINA: GEOGRAFIA Série/ano: 7A,B,C,D PROFESSOR:
ADEMIR
Conteúdos abordados contemplados no Currículo.
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Habilidades
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Estratégias Utilizadas/Materiais
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Avaliação/como e quando?
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Duração (tempo aproximado)
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Situação
de Aprendizagem 1 Fronteiras da República Federativa do Brasil.
Situação
de Aprendizagem 2 Fronteiras permeável.
Situação
de Aprendizagem 3 Estudo da formação territorial do Brasil por meio de meio
de mapas.
Situação
de Aprendizagem 4 Estudo da formação territorial do Brasil por meio da
literatura: o contexto cultural.
Situação
de Aprendizagem 5 Agrupamento regional das unidades federativas.
Situação
de Aprendizagem 6 Regionalização no tempo e no espaço.
Situação
de Aprendizagem 7 Outras formas de regionalização.
Situação
de Aprendizagem 8 visão Regional.
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1-Reconhecer
informações geográficas em mapas de diferentes escalas; transpor essas
informações de uma escala para outra; aplicar o conceito de território em
diferentes situações.
2-Aplicar
conhecimentos geográficos na explicação de acontecimentos do dia a dia; ler e
interpretar diagramas e mapas.
3-Explicar
a formação territorial do Brasil a partir da análise de um conjunto de dados
cartográficos; leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.
4-
transpor conhecimentos geográficos entre diferentes formas de linguagem.
5-
extrair e analisar informações a partir de mapas e tabelas; elaborar e
interpretar mapas temáticos.
6- contextualizar
as diferentes propostas de regionalização do Brasil, inferindo e julgando
pontos de vista de interesse geográfico.
7- analisar
as transformações provocadas pelos sistemas técnicos e informacionais no
processo de regionalização do país, interpretando informações extraídas de
mapas.
8- problematizar
o arranjo territorial do Brasil, compreendendo contextos regionais
representados em diferentes linguagens.
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1-Apresentação
de vídeo; aulas dialogadas; discussão em grupo; vídeo; mapas; roteiro de
questões.
2-Leitura
e interpretação de mapas e esquemas; aulas dialogadas; exercícios.
3-Explicar
a formação territorial do Brasil a partir da análise de um conjunto de dados
cartográficos; leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.
4-
Leitura, interpretação e comparação de mapas; leitura, interpretação e comparação
de trechos da literatura regionalista; aulas dialogadas; redação de
narrativas. Mapas; trechos de obras romanescas gaúchas.
5-
elaboração e interpretação de mapas temáticos de indicadores sociais das
unidades federadas; aulas dialogadas; leitura, interpretação e comparação
entre diferentes formas de representação cartográfica.
6- comparação
de mapas temáticos com divisão regional de diferentes épocas; aulas dialogadas;
leitura, interpretação e comparação entre diferentes formas de representação
cartográfica.
7- análise
de mapas temáticos de regionalização; aulas dialogadas; redação de
narrativas.
8- observação
e análise de vídeo; aulas dialogadas; aplicação de conhecimentos anteriores
na interpretação.
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1-Respostas
dos exercícios; participação geral nas discussões. (Ao término da situação de
aprendizagem).
2-Observação
de mapas; textos solicitados (carta dos viajantes; texto-síntese da formação
do território brasileiro); participação geral nas discussões. (Ao término da
situação de aprendizagem).
3-Leitura
interpretação e comparação de mapas; leitura, interpretação e comparação de
trechos da literatura regionalista; aulas dialogadas; redação de narrativas.
(Ao término da situação de aprendizagem).
4-Observação
de mapas; textos solicitados; participação geral nas discussões das etapas.
(Ao término da situação de aprendizagem).
5-Observação
de mapas; levantamento de dados na internet; participação geral nas
discussões das etapas. (Ao término da situação de aprendizagem).
6-Observação
de mapas; elaboração de textos solicitados; participação geral nas discussões
das etapas. (Ao término da situação de aprendizagem).
7-Vídeo;
música. (Ao término da situação de aprendizagem).
8-Redação
de textos solicitados; participação geral nas discussões das etapas. (Ao
término da situação de aprendizagem).
9-Projetos.
10-Autoavaliação
11-Recuperação
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1.
Duração de 6 aulas.
2.
Duração de 6 aulas.
3.
Duração de 6 aulas.
5.
Duração de 6 aulas.
5.
Duração de 6 aulas.
6.
Duração de 6 aulas.
7.
Duração de 6 aulas.
8.
Duração de 6 aulas.
9.
Duração de 15 aulas.
10.
Duração de 2 aulas.
11.
Duração de 15 aulas.
TOTAL DE 80 AULAS
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PLANEJAMENTO do 2º SEMESTRE – 2018
DISCIPLINA: GEOGRAFIA Série/ano: 7A,B,C,D PROFESSOR:
ADEMIR
Conteúdos abordados contemplados no Currículo.
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Habilidades
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Estratégias Utilizadas/Materiais
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Avaliação/como e quando?
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Duração (tempo aproximado)
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Situação de Aprendizagem 1 - As grandes
paisagens naturais brasileiras.
Situação de Aprendizagem 2 – As florestas
brasileiras.
Situação de Aprendizagem 3 – Os cerrados do
Brasil Central.
Situação de Aprendizagem 4 – O Sistema
Nacional de Unidades de Conservação da Natureza.
Situação de Aprendizagem 5 – O Brasil dos
migrantes.
Situação de Aprendizagem 6 – As diferenciações
no território.
Situação de Aprendizagem 7 – A distribuição da
atividade industrial no Brasil.
Situação de Aprendizagem 8 – Perspectivas do
espaço agrário brasileiro.
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1 -
Comparar diferentes formas de representar as paisagens naturais; identificar
as principais características dessas paisagens.
2 - Reconhecer os vetores de degradação do patrimônio
ambiental brasileiro, em especial dos ecossistemas florestados.
3 - Reconhecer os vetores de degradação do patrimônio
ambiental brasileiro, em especial dos cerrados; comparar propostas de soluções
para problemas de natureza socioambiental, respeitando valores humanos e a
diversidade sociocultural; perceber-se integrante, dependente e agente transformador
do ambiente.
4 - Identificar os processos de formação das instituições
sociais e políticas que regulamentam a sociedade e o espaço geográfico
brasileiro.
5 - Estabelecer
relações entre diferentes informações geográficas expressas em diversas
linguagens; descrever aspectos da população brasileira utilizando informações
extraídas de mapas; explicar a mobilidade populacional a partir de sua própria
experiência de vida.
6 - Construir
e interpretar mapas e modelos; comparar informações geográficas expressas em
diferentes linguagens.
7 - Explicar
a diferencialidade espacial a partir da análise da distribuição territorial da
atividade industrial; construir e interpretar cartogramas.
8 - Inferir
e julgar opiniões e pontos de vista; aplicar conhecimentos geográficos na
compreensão de diferentes atores sociais.
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1 -
Aulas dialogadas; exercícios de interpretação de mapas; produção de uma
exposição de trabalhos realizados em grupo.
2 -
Aulas
dialogadas; exercícios de interpretação de fotografia, de textos e de mapas;
discussão de vídeo.
3 -
Aulas
dialogadas; exercícios de interpretação de textos, fotografias e mapas.
4 -
Aulas
dialogadas; leitura de entrevista; exercícios de interpretação de mapas, de tabelas
e de fotografias; pesquisa.
5 - Elaboração
e interpretação de mapas de percurso; aulas dialogadas; leitura, interpretação
e comparação de diferentes formas de representação cartográfica.
6 - Comparação
de mapas temáticos; aulas dialogadas; leitura, elaboração e comparação de
diferentes formas de representação cartográfica.
7 - Comparação
e elaboração de mapas temáticos de indicadores sociais das unidades federadas;
aulas dialogadas; trabalho em grupo.
8 - Análise
de dados estatísticos e mapas temáticos; aulas dialogadas; aplicação de conhecimentos
à interpretação de textos narrativos.
9 - Texto
impresso, giz e lousa.
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1
- Respostas dos exercícios; participação geral nas discussões. (Ao término da
situação de aprendizagem).
2
- Observação de mapas; textos solicitados; texto-síntese; participação geral
nas discussões. (Durante e ao término da situação de aprendizagem).
3
- Leitura interpretação e comparação de mapas; leitura, interpretação e
comparação de trechos da literatura regionalista; aulas dialogadas. (Durante
e ao término da situação de aprendizagem).
4
- Observação de mapas; textos solicitados; participação geral nas discussões
das etapas. (Durante e ao término da situação de aprendizagem).
5
- Observação de mapas; levantamento de dados na internet; participação geral
nas discussões das etapas. (Durante e ao término da situação de
aprendizagem).
6
- Observação de mapas; elaboração de textos solicitados; participação geral
nas discussões das etapas. (Durante e ao término da situação de
aprendizagem).
7
- Vídeo; música; internet, blog, sites (Durante e ao término da situação de
aprendizagem).
8
- Redação de textos solicitados; participação geral nas discussões das
etapas. (Durante e ao término da situação de aprendizagem).
9-Projeto
(s).
10-Autoavaliação
11-Recuperação
|
1.
Duração de 7 aulas.
2.
Duração de 7 aulas.
3.
Duração de 7 aulas.
4.
Duração de 7 aulas.
5.
Duração de 7 aulas.
6.
Duração de 7 aulas.
7.
Duração de 7 aulas.
8.
Duração de 7 aulas.
9.
Duração de 10 aulas.
10.
Duração de 6 aulas.
11.
Duração de 8 aulas.
TOTAL
DE 80 AULAS
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PLANEJAMENTO do 1º SEMESTRE – 2018
DISCIPLINA: GEOGRAFIA Série/ano: 6 A PROFESSOR:
ADEMIR
Conteúdos abordados contemplados no Currículo.
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Habilidades
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Estratégias Utilizadas/Materiais
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Avaliação/como e quando?
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Duração (tempo aproximado)
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Situação
de Aprendizagem 1 Leitura de paisagens.
Situação
de Aprendizagem 2 Paisagem e memória.
Situação
de Aprendizagem 3 As paisagens captadas pelos satélites.
Situação
de Aprendizagem 4 As paisagens da Terra.
Situação
de Aprendizagem 5 O mundo e suas representações.
Situação
de Aprendizagem 6 Orientação relativa: a rosa dos ventos.
Situação
de Aprendizagem 7 As coordenadas geográficas.
Situação
de Aprendizagem 8 As
coordenadas geográficas.
Situação
de Aprendizagem 9 A
cartografia temática.
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1- Construir e aplicar o conceito de paisagem; descrever
elementos constitutivos de uma paisagem; relacionar informações que permitam
a percepção dos diferentes elementos da paisagem; identificar em imagens
diferentes manifestações de objetos produzidos em temporalidades distintas,
tanto na escala da história natural quanto na da história humana; a partir da
observação de imagens, levantar hipóteses que expliquem as mudanças ocorridas
na paisagem.
2- ler e interpretar textos; descrever elementos
constitutivos das mudanças e permanências de uma paisagem; produzir
conhecimentos por meio de um trabalho de pesquisa e de interpretação dos
resultados da pesquisa..
3- Relacionar informações representadas em diferentes
formas e conhecimentos disponíveis em situações concretas para construir
argumentação consistente; ler e interpretar mapas de imagens noturnas do
planeta; relacionar hipóteses que expliquem concentrações observadas nos mapas;
comparar regiões com maior e menor concentração de cidades.
4- Comparar
paisagens distintas; observar os diferentes usos dos recursos na natureza;
identificar as desigualdades sociais impressas nas paisagens; identificar a
difusão desigual dos objetos técnicos pela superfície do planeta.
5- Compreender
o significado da seletividade na representação cartográfica e a distinção
entre os mapas e as imagens de satélites.
6- Conhecer
os movimentos do planeta Terra; dominar os pontos cardeais e colaterais;
aplicar técnicas de orientação relativa.
7- Compreender
o sistema de coordenadas geográficas e sua utilização para determinar a
posição absoluta dos lugares; diferenciar latitude e longitude.
8- Dominar
a linguagem cartográfica; inferir o título mais adequado para uma representação
cartográfica; reconhecer a diferença entre a escala gráfica e a escala numérica;
entender o significado da legenda para a representação dos fenômenos
geográficos.
9- Reconhecer
a diferença entre mapas de base e mapas temáticos; reconhecer técnicas de
representação utilizadas na cartografia temática.
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1-Apresentação
de vídeo; aulas dialogadas; discussão em grupo; vídeo; mapas; roteiro de
questões.
2-Leitura
e interpretação de mapas e esquemas; aulas dialogadas; exercícios.
3-
Relacionar
informações, com base em textos e/ ou ilustrações, que permitam a percepção
dos diferentes elementos da paisagem.
4- Reconhecer
por meio de iconografias, elementos constitutivos das mudanças e permanências
de uma paisagem.
5- Identificar
hipóteses que expliquem a maior e/ ou menor concentração de luzes observadas em
imagens de satélite noturnas.
6- Reconhecer,
em diferentes mapas, a seletividade na representação cartográfica.
7- Reconhecer,
em textos e/ou mapas, o significado da legenda para a representação dos
fenômenos geográficos.
8- Identificar
as diferentes técnicas de representação utilizadas na cartografia temática.
9- Inferir
o título mais adequado para uma representação cartográfica.
10 –
Uso das TICs.
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1-Respostas
dos exercícios; participação geral nas discussões. (Ao término da situação de
aprendizagem).
2-
Roteiro de
perguntas. (Ao término da situação de aprendizagem).
3-
Relatório
final dos alunos. (Ao término da situação de aprendizagem).
4-Observação
de mapas; textos solicitados; participação geral nas discussões das etapas.
(Ao término da situação de aprendizagem).
5-Observação
de mapas; levantamento de dados na internet; participação geral nas
discussões das etapas. (Ao término da situação de aprendizagem).
6-Observação
de mapas; elaboração de textos solicitados; participação geral nas discussões
das etapas. (Ao término da situação de aprendizagem).
7-Vídeo;
música. (Ao término da situação de aprendizagem).
8-Redação
de textos solicitados; participação geral nas discussões das etapas. (Ao
término da situação de aprendizagem).
9-Projetos.
10-Autoavaliação
11-Recuperação
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1.
Duração de 6 aulas.
2.
Duração de 6 aulas.
3.
Duração de 6 aulas.
5.
Duração de 6 aulas.
5.
Duração de 6 aulas.
6.
Duração de 6 aulas.
7.
Duração de 6 aulas.
8.
Duração de 6 aulas.
9.
Duração de 15 aulas.
10.
Duração de 2 aulas.
11.
Duração de 15 aulas.
TOTAL DE 80 AULAS
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