terça-feira, 15 de maio de 2012

BARROCO NO BRASIL COLÔNIA


BARROCO
A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII), mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis. As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuram realizar de forma muito consciente. Na arte barroca, pre­dominam as emoções e    não o racionalismo da arte renascentista.                 (Igreja São Francisco, Ouro Preto)    

É uma época de conflitos espirituais e religiosos. O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagónicas: bem e mal; Deus e diabo; céu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristianismo; espírito e matéria.
Suas características gerais são:

  • Emocional sobre o racional (seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida por meio dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio).
  • Busca de efeitos decorativos e visuais, por meio de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;
                                                                                      (Santuário do Bom Jesus de Matosinhos - MG)
                                                                                 

  • Entrelaçamento entre a arquitetura e escultura; Violentos contrastes de luz e sombra;                 
  • Pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos, às vezes, a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida.

PINTURA

  • Características da pintura barroca:
  • Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geomé¬trica e o equilíbrio da arte renascentista.
  •  Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.
  • Realista, abrangendo todas as camadas sociais.
  • Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática.

                    Os profetas Isaías, Jeremias, Baruc e Ezequiel, respectivamente. Os Profetas de Aleijadinho, podemos dizer que formam a segunda parte do conjunto arquitetônico mais belo de Congonhas-MG.

ESCULTURA
Suas características são: o predomínio das linhas curvas, dos drapeados das vestes e do uso do dourado; e os gestos e os rostos das personagens revelam emoções violentas e atingem uma dramaticidade desconhecida no Renascimento.
Bernini - arquiteto, urbanista, decorador e escultor, algumas de suas obras serviram de elementos decorativos das igrejas, como, por exemplo, o baldaquino e a cadeira de São Pedro, ambos na Basílica de São Pedro, no Vaticano.