quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O POVO BASCO


O POVO BASCO
Dominados pela Espanha desde o século XVI, os bascos nunca aceitaram o governo central espanhol, acusando de expropriar as riquezas da região.
O território Basco, localizado entre a Espanha e a França e organizados no ETA (Euzkadi Ta Askatana - que em língua basca significa Pátria Basca e Liberdade), lutam pela independência do País Basco e pela definição de territórios autônomos. Presume-se que o povo basco tenha ocupado a Península Ibérica por volta do ano 2000 a.C. e tenha resistido as constantes invasões sofridas pela região ao longo dos séculos. Apesar da dominação romana, os bascos mantiveram sua língua, costumes e tradições, num processo de constante resistência. A língua basca não tem parentesco com nenhuma outra no mundo e também é a língua mais antiga falada hoje na Europa.
A região enriqueceu notavelmente durante o século XVI, graças, sobretudo ao comércio com a Inglaterra. Biscaia e Guipúzcoa tornaram-se zonas industriais e pesqueiras, enquanto a agricultura predominava como atividade econômica no resto do país.