sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Correlação de características do meio biofísico dos Parques Estaduais de Campos do Jordão, SP.

Resumo do texto: Correlação de características do meio biofísico dos Parques Estaduais de Campos do Jordão, SP.
O texto resumido foi publicado como artigo na Acta Botânica Brasilica/UEFS em Feira de Santana - Bahia, 1988. Os autores tem como objetivo correlacionar a topografia, vegetação, aspectos climáticos, geomorfológicos e biofísicos do Parque Estadual de Campos do Jordão situado no Estado de São Paulo, região do sudeste brasileiro.
A metodologia utilizada nessa pesquisa baseia-se na fotointerpretação de imagens e outras representações cartográficas possibilitando o processo de análise da paisagem, e ainda outros aspectos do meio.
Segundo os autores, o fato de ter ocorrido um processo de ocupação de terras sem quaisquer planejamento no Estado de São Paulo reduziu a área de mata original em 5%, portanto ao pesquisar matas originais possibilitam uma maior compreensão dos processos geomorfológicos da região, e justificam a importância do trabalho.
O resultado da pesquisa é que as características daquela paisagem relevam a distribuição da vegetação de campo e mata constituindo um mosaico com certa organização relacionada às formas de relevo e às formações superficiais, e ainda as relações antrópicas. Os autores concluem que se faz necessário uma pesquisa mais ampla ou continua em que cada fator possa ser detectado nas diferentes unidades fito-fisionômica.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
ROBIM, Maria de Jesus; PFEIFE, Rui Marconi. Correlação de características do meio biofísico dos Parques Estaduais de Campos do Jordão, SP. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/abb/v2n1s1/v2n1s1a15.pdf. Acesso em: 14 fev 2012.