quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

A GEOGRAFIA ESCOLAR

A Geografia 
A Geografia ocupa um lugar privilegiado na formação da cidadania participativa e crítica. Principalmente no que se diz respeito a pensar sobre a realidade e atuar nela do ponto de vista da espacialidade, dimensão cada vez mais valorizada pela ciência geográfica dada a complexidade do mundo atual.


A Geografia enquanto disciplina escolar ensina a construir conceitos geográficos e a desenvolver competências do pensamento cujo objetivo pode auxiliar na contextualização espacial de fenômenos, estruturas e processos, no conhecimento mais profundo do mundo em que vivem, e na atuação mais consciente como cidadãos em escala local, regional, nacional e mundial.

Outrossim, conhecer o espaço geográfico é compreender como o espaço produzido pelo homem está em constante transformação ao longo do tempo no sentido de refletir sobre as mudanças da ação humana sobre o meio em que vive.















Ademir Junior: Mestre em Psicologia Educacional/Pesquisador em Educação.

sábado, 26 de janeiro de 2019

AVALIAÇÃO 360º

A Avaliação 360º é um feedback ou método de avaliação referente ao desempenho dos colaboradores, e que auxilia na transformação dos indivíduos em relação ao desenvolvimento de competências essenciais, portanto pode ser considerado uma ferramenta da gestão estratégica de pessoas.

Tal avaliação é feita por meio de um questionário específico (pode se basear na escala de linkert), que visa descrever os comportamentos e competências considerados essenciais pela organização, a fim de facilitar o alcance de seus objetivos estratégicos por meio dos colaboradores.

Uma das principais vantagens desta avaliação é permitir que o colaborador também se autoavalie e confronte a sua avaliação junto aos demais funcionários. Aqui vale ponderar a questão ética entre o (eu) e o (outro) tendo ciência que os esforços coletivos podem produzem resultados favoráveis, tanto no sentido do crescimento pessoal, bem como organizacional.


Este método de avaliação de desempenho é o mais adequado para situar o colaborador com relação às competências desejadas pela empresa. Também vale refletir que este tipo de avaliação em alguns casos assume um papel sigiloso onde os resultados são apresentados pelo profissional de Recursos Humanos responsáveis pela avaliação em conjunto com o gestor ou superior imediato. Bem, a Avaliação 360º precisa ser elaborada considerando os objetivos da empresa e outros fatores que ocorrem na dinâmica do trabalho. Segue um link interessante onde você leitor pode encontrar outros materiais e modelos a respeito deste assunto, bastar clicar na imagem abaixo:



Ademir Junior: Mestre em Psicologia Educacional/Pesquisador em Educação.