segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Para Que Serve o Carimbo

O nome e a função do carimbo foram usados pela primeira vez, na época da escravidão, quando homens e mulheres de cor de pele negra eram sequestrados e levados para a América, na qual a identificação para que ficasse claro que eles eram escravos era uma marca a ferro, na qual foi chamada de carimbo.
Na época, os carimbos eram feitos de metal e em formato artesanal, eram muito grandes e não eram práticos. Tempos depois, o carimbo é renovado em Portugal, onde é criado um modelo móvel e feito em grande proporção, onde passa a ser além de móvel, leve e levando uma almofada de tinta, que garantia uma quantidade maior da mesma, tornando em geral, o carimbo mais prático.

Para que serve o carimbo:

Serve para validar um documento dando-lhe mais autenticidade.
Serve para legitimar a assinatura, e dar ênfase na investidura no cargo de quem assina.
Serve para indicar quem assume a responsabilidade sobre um documento.
Tem função de comprovar a integridade e irrefutabilidade do documento.
O carimbo serve para o reconhecimento, prova ou atestado de autenticidade de um documento.


sábado, 12 de agosto de 2017

FACULDADES, CENTROS UNIVERSITÁRIOS E UNIVERSIDADES

Universidade
As universidades devem oferecer, obrigatoriamente, atividades de ensino, de pesquisa e de extensão (serviços ou atendimentos à comunidade) em várias áreas do saber. Elas têm autonomia e podem criar cursos sem pedir permissão ao MEC.

As federais são criadas somente por lei, com aprovação do Congresso Nacional. As particulares podem surgir a partir de outras instituições como centros universitários.

Os requisitos mínimos são os seguintes:
Um terço do corpo docente, pelo menos, deve ter título de mestrado ou doutorado. Quanto maior a titulação dos professores, mais tempo de pesquisa e mais experiência para transmitirem aos estudantes.

Um terço do professorado deve ter contrato em regime de tempo integral - esses são os profissionais que costumam oferecer maior dedicação à instituição. Quando um docente é contratado para poucas aulas, normalmente, tem menos tempo para atender os universitários e para desenvolver projetos de pesquisa e extensão.

Desenvolver, pelo menos, quatro programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) com boa qualidade - um deles deve ser de doutorado.

Centro universitário
Os centros universitários, assim como as universidades, têm graduações em vários campos do saber e autonomia para criar cursos no ensino superior.
Em geral, são menores do que as universidades e têm menor exigência de programas de pós-graduação. No entanto, há algumas regras que eles precisam cumprir:
Ter, no mínimo, um terço do corpo docente com mestrado ou doutorado.
Ter, pelo menos, um quinto dos professores contratados em regime de tempo integral (observe que o percentual é menor do que o exigido nas universidades).

Faculdade
As faculdades são instituições de ensino superior que atuam em um número pequeno de áreas do saber. Muitas vezes, são especializadas e oferecem apenas cursos na área de saúde ou de economia e administração, por exemplo.
Outra diferença para os centros universitários e universidades é a seguinte: quando uma faculdade pretende lançar um curso, ela tem de pedir autorização do Ministério da Educação - ou seja, não tem autonomia para criar programas de ensino. Contudo, as faculdades devem cumprir uma exigência: O corpo docente tem de ter, no mínimo, pós-graduação lato sensu - normalmente menores do que os mestrados e doutorados.

Fonte: https://vestibular.uol.com.br/ultnot/2010/03/09/faculdade_centro_universitario_universidade.jhtm


quinta-feira, 10 de agosto de 2017

BIOMAS BRASILEIROS

Um bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna similares, definida pelas condições físicas predominantes nas regiões.

Esses aspectos climáticos, geográficos e litológicos (das rochas), por exemplo, fazem com que um bioma seja dotado de uma diversidade biológica singular, própria.

No Brasil, os biomas existentes são (da maior extensão para a menor): a Amazônia, o cerrado, a Mata Atlântica, a Caatinga, o Pampa e o Pantanal.



Este vídeo apresenta algumas considerações sobre vida, dando enfoque às interações entre os seres vivos e o ambiente como sendo uma de suas características. O personagem Zeca é um adolescente brasileiro que "curte" percorrer o país e pesquisar/aprender, seja por meio dos livros ou conversando com os habitantes dos lugares que visita. A partir da sua narração, descrevendo estes locais, o conceito Bioma vai sendo trabalhado. São mostradas ainda as modificações que os Biomas sofrem, suas conseqüências e ações para a sua conservação. Pegando uma carona com Zeca você vai descobrir que o Brasil possui fauna e flora riquíssimas.








Conheça cada bioma do Brasil




quarta-feira, 9 de agosto de 2017

RECURSOS MINERAIS

Chamamos de recursos minerais as concentrações de minério disponíveis na natureza ou ainda aquelas substâncias inorgânicas que são extraídas da terra e podem ser usadas como matéria prima.

Esses recursos podem ser metálicos, como o estanho, o ferro e o cobre, por exemplo, ou não metálicos, como o mármore, o calcário e o quartzo.
No planeta, existem muitos recursos minerais que podem ser encontrados em estado puro, como a prata e o ouro, por exemplo, mas em sua maioria, são encontrados associados a outros minerais, sendo necessária a divisão para a extração da matéria prima desejada.
E os recursos minerais não metálicos envolvem alguns como carvão mineralpetróleo, água, amianto, cascalho, argila, areia, nitratos, fosfatos, enxofre, cloreto de sódio, entre outros.

Existem ainda os recursos minerais energéticos, que podem ser usados para a produção de energia elétrica, mecânica ou calorífica, como por exemplo o petróleo, o urânio, o carvão, o gás e o xisto, entre outros.


Esses recursos minerais são usados como matéria prima para a fabricação de diversas coisas, desde objetos usados por nós diariamente e bastante simples, como um pote de plástico, por exemplo, até veículos, foguetes espaciais, entre outros.
A extração dos recursos minerais causa alto impacto no meio ambiente e danifica diretamente o solo, a vegetação, as florestas, a biodiversidade, a água e por fim o próprio homem. 

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

PATRONO DA ESCOLA ENGENHEIRO MARIO SALLES SOUTO


A foto ao lado é do Engenheiro Mario Salles Souto, nascido no Rio de Janeiro no dia 02 de outubro de 1884, prestou serviços de grande importância ao progresso e desenvolvimento das ferrovias da antiga Sorocabana, posteriormente Ferrovia Paulista S.A.  FEPASA , atualmente CPTM. Tendo este  um cargo de grande importância, Diretor da Companhia em 1937 com brilhantismo, atuou como engenheiro de obras civis e ferroviárias. Além de engenheiro, Mário foi arquiteto formado pela Politécnica de São Paulo. Faleceu solteiro no dia 13 de agosto de 1945, em São Paulo.


Em 1945 doou em agosto deste mesmo ano um terreno onde foi construída uma Escola de primeiro grau e que hoje faz parte do patrimônio histórico da cidade formando muitos alunos. As imagens ao lado fazem referência a inauguração da escola e sua fachada frontal em 2017. 




O logo da escola Engenheiro Mario Sales Souto é representado por um escudo muito parecido com aqueles que foram usados na tradição medieval. Todo o desenho inserido sobre o escudo recebe o nome de brasão, ou seja  - imagens/desenho colocado na posição frontal que representa defesa e harmonia. A imagem acima representa a deusa do panteão grego Palas Atena, deusa da sabedoria e justiça. No centro o nome da escola abreviado em siglas. Logo abaixo a imagem de um capelo/canudo (diploma) que representa o sucesso acadêmico. Desta forma faz menção daqueles que ingressaram na vida escolar e de tantos outros que estudaram na Escola Engenheiro Mario Salles Souto. As cores predominantes são vinho, cinza e branco. São as mesmas usadas no uniforme escolar. Texto de autoria do Professor Ademir Jr./Especialista em Educação.

A Escola Engenheiro Mario Sales Souto está localizada no centro de Carapicuíba, bem ao lado da Praça das Bandeiras. Atualmente possui alunos matriculados de todos os bairros da cidade e atende aos ciclos EF I, EF II e EJA. 



Referências
http://escolaengenheiro.blogspot.com.br. Acesso em 31 jul 2017.
http://www.estacoesferroviarias.com.br/c/carapic.htm. Acesso em 31 jul 2017.
http://fsoutoneto.blogspot.com.br/2011/07/visconde-de-souto-ascensao-e-quebra-no.html. Acesso em 31 jul 2017.
https://ihgb.org.br/revista-eletronica/artigos-455/item/108270-visconde-de-souto-fazenda-bela-vista-e-capela mayrink.html. Acesso em 31 jul 2017.
http://blogdogiesbrecht.blogspot.com.br/2010/12/confusa-historia-de-carapicuiba.html. Acesso em 31 jul 2017.
https://franciscosoutoneto.files.wordpress.com/2011/12/1956a1959-014-600p.jpg. Acesso em 31 jul 2017.
http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0102z14f18.htm. Acesso em 31 jul 2017.