sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

HISTÓRIA: UMA CIÊNCIA

HISTÓRIA: UMA CIÊNCIA

A História enquanto ciência busca conhecer os diversos aspectos do passado da humanidade e examinar as realizações do homem através do tempo e do espaço, das formas de organizações coletivas e elaborar um relato ou conjunto de relatos sobre fatos passados para que através da reflexão histórica, possa se construir um conhecimento, nesse caso, o homem é seu principal objeto de analise e estudo enquanto ser social.

Para que seja construída uma analise precisa dos fatos, o historiador baseia-se em documentos também chamados de fontes. Os historiadores pesquisam em várias fontes de informação para construir a sucessão de processos históricos, como, por exemplo, escritos, gravações, entrevistas (história oral) e achados arqueológicos.

Algumas abordagens são mais frequentes em certos períodos do que em outros e o estudo da História pode privilegiar determinadas temáticas, ou seja, o historiador pesquisador pode apresentar determinados costumes e modismos em seus recortes valorizando assuntos do seu interesse, dessa forma o historiador procura no seu tempo presente respostas sobre o passado, ou seja, é influenciado pelo seu próprio tempo.

É claro que sendo o homem o principal objeto da ciência histórica conhecer e entender sobre os fatos do passado nos ajuda a aumentar nossa capacidade de entender o presente e criar bases para ampliarmos nossa visão sobre o futuro.

Portanto, o historiador também tem a característica de formular novos conceitos sobre um determinado marco histórico. Existem marcas leves, que passam a ser esquecidas durante um determinado tempo, mas existem também as marcas duradouras que até hoje nos fazem lembrar, e essa lembrança vem em nosso consciente sem que seja preciso forçá-la.


Quem não conhece História pode estar propenso a cometer os mesmos erros do passado, portanto esta matéria estuda os modos, os comportamentos e os pensamentos do homem ao longo de sua breve existência. Em síntese, estudar História e colocar-se em um plano elevado e observar o próprio homem ao longo do tempo e do espaço.

GEOGRAFIA: UMA CIÊNCIA

GEOGRAFIA: UMA CIÊNCIA

A Geografia é uma ciência que tem por objetivo o estudo da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos que ocorrem na paisagem. Também estuda a relação contínua entre o homem e o meio ambiente.

Objeto muito importante da Geografia está na compreensão do espaço onde se vive - a fim de possibilitar o planejamento e em certa medida diminuir os impactos ambientais principalmente os ocorridos nos séculos XIX, XX e XXI, que nada menos são os resultados combinados entre às Revoluções Industriais, crescimento urbano mal planejado e acelerado, intensa exploração da fauna e da flora e o que considero principal responsável, ou seja o sistema capitalista que transforma tudo o que for possível em produto para o consumo, dessa forma a Geografia tem chamado muito há atenção até mesmo dos seres humanos mais simples.

Todavia o tema central da Geografia é a relação homem-natureza. A natureza é entendida aqui como as forças que geraram ou contribuem para moldar o espaço geográfico, isto é, a dinâmica e interações que existem entre a atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera. O homem é entendido como o principal responsável capaz de modificar estrategicamente as forças da natureza através da tecnologia.


Enfim, a Geografia enquanto ciência deve dar conta de questionar a relação dialética do homem com a natureza, é impossível analisar o meio natural sem entender a relação que tem com o homem, e nesse caso também é impossível analisar o meio social sem compreender as determinações que vem da relação que tem com a natureza.