segunda-feira, 28 de julho de 2014

MOEDAS DO BRASIL

Siga o link dessa informação do jornal Folha de São Paulo

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2014/07/1491164-quantas-moedas-o-brasil-ja-teve-conheca-as-que-vieram-antes-do-real.shtml?cmpid=%22facefolha%22

CRISE AMBIENTAL

CRISE AMBIENTAL
Trata-se da crise gerada pelo consumo intenso dos recursos naturais e consequente degradação ambiental. Atualmente, representa um medo para algumas pessoas de que o planeta esteja à beira de um colapso, onde a natureza não consiga mais prover o necessário para que elas continuem vivendo com seu estilo de vida de forma indefinida.
Além disso, de que o homem nem consiga mais o necessário para sua sobrevivência na Terra, devido aos anos de irresponsabilidade e negligência na sua relação com o planeta.




RELATÓRIOS DA ONU
Relatórios da ONU alertam que se o padrão de consumo e poluição não mudar, em 2025, 1,8 bilhão de pessoas sofreram diretamente com absoluta escassez de água, e dois terços da população do mundo poderá viver sob condições de estresse hídrico.
Isso sem mencionar a poluição do ar, que nas grandes cidades é o responsável por graves doenças pulmonares, ou o agronegócio que compacta e degrada, todo ano, extensas áreas com seu modelo predatório, forçando a fronteira agrícola adentrar em áreas com florestas nativas.


Modelo de consumo
O que realmente afeta o meio ambiente são as formas de consumo, desde as famílias até a produção em escala industrial. Dessa forma, a crise está no modelo de desenvolvimento econômico e de consumo que atualmente vivem as sociedades.
Nossa economia está baseada no consumo, e é nele que ela se desenvolve. Caso o consumo seja freiado, a economia freia junto, e o fantasma da estagnação econômica aparece para cada um de nós.

Sendo assim, somos responsáveis por sustentar uma cultura do que “usa e joga fora”, entrando sempre em um ciclo vicioso. De fato, precisamos evitar às tendências autodestrutivas do consumo e do desperdício ditadas pelo mercado.

domingo, 20 de julho de 2014

ENERGIAS ALTERNATIVAS: BIOMASSA, BIOGÁS, GEOTÉRMICA


As Energias Alternativas
Deste que há vida humana está depende totalmente do meio ambiente, ou seja, dos seus recursos. O Homem consume cada vez mais bens materiais e este consumo exige muito da Natureza.
Para diminuir o impacto ambiental e para contornar o uso de matéria-prima que normalmente não renovável devemos aproveitar toda a riqueza em energia renovável do nosso país, dessa forma estamos a contribuir para um mundo mais limpo e equilibrado.

BIOMASSA
Pode ser considerada biomassa todo recurso renovável que provêm de matéria orgânica - de origem vegetal ou animal - tendo por objetivo principal a produção de energia.
Entre as biomassas de cultivos agrícolas, o bagaço e a palha de cana são considerados algumas das mais importantes no contexto da agricultura brasileira, sendo aproveitadas em caldeiras para gerar energia nas usinas, além do excedente energético ter a possibilidade de ser acrescido ao sistema elétrico.

Além dos resíduos provenientes da cultura da cana-de-açúcar, a grande maioria das atividades agrícolas brasileiras gera biomassa que podem se utilizadas para a geração de energia.

No Brasil, existe ainda muito resíduo proveniente da atividade florestal sendo desperdiçado, podendo, se bem utilizado, significar um acréscimo na geração de energia principalmente para comunidades que não são beneficiadas pelo sistema elétrico nacional.




BIOGÁS: ATERRO SANITÁRIO


Também pode ser obtido através de um desenvolvimento correto de aterros sanitários, onde canais de capitação espalhados pelo aterro recolhem o biogás e levam a centrais onde o gás será processado. Alguns projetos como este estão em andamento no Brasil, porém há um alto investimento inicial para projeto do aterro.




BIOGÁS: MATERIAL ORGÂNICO

O processo consiste em se colocar todo material orgânico em uma câmara onde as bactérias processaram a massa. Em seguida esta câmara é fechada deixando apenas uma saída para os gases, que serão o resultado do processo executado pelas bactérias, esta tubulação deve ser lançada por encanamentos até um ponto de compressão ou consumo deste gás.
No Brasil, os biodigestores rurais vêm sendo utilizados, principalmente, para o saneamento rural, tendo como subprodutos o biogás e o biofertilizante.










ENERGIA GEOTÉRMICA

A energia elétrica pode ser obtida através da perfuração do solo em locais onde há grande quantidade de vapor e água quente, estes devem ser drenados até a superfície terrestre por meio de tubulações específicas. Em seguida o vapor é transportado a uma central elétrica geotérmica, que irá girar as lâminas de uma turbina. Por fim, a energia obtida através da movimentação das lâminas (energia mecânica) é transformada em energia elétrica através do gerador.